

Mais de cinco unidades geridas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) passaram por mudanças promovidas pelo Governo do Estado. As alterações foram divulgadas na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (28).
Na Penitenciária Lemos Brito, Fabrizio Fama deixa o cargo de diretor, que passará a ser ocupado por Deraldo Vidal Soares. As mudanças também atingiram a direção do Conjunto Penal de Eunápolis, que era gerido por Jorge Magno Alves Pinto, e ficará sob comando de Fabrizio Gama.
Foi justamente na unidade prisional de Eunápolis que 16 detentos fugiram no dia 12 de dezembro do ano passado. Na época, um grupo de criminosos invadiu o presídio, trocou tiros com a equipe de segurança e abriu duas celas, resultando na fuga de 16 internos, dentre eles, Ednadlo Pereira de Souza, conhecido como Dada, e apontado como líder do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).
As investigações sobre a fuga revelaram que Joneuma Silva Neres, 33 anos, que ocupava o cargo de diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, mantinha relação com Dada, além de envolvimento com facções e corrupção. Com o desdobrar das diligências, ela foi presa em janeiro deste ano.
Para as atividades ilícitas, Joneuma usava uma falsa identidade — Barbara Thais de Jesus Ramos. Em sua posse, foram encontrados documentos, anotações, telefones e até comprovantes de compras que conectam suas ações aos fluxos financeiros do grupo criminoso.
As alterações publicadas no DOE, também mostram mudanças nas gestões da Cadeia Pública, em Salvador, e nos Conjuntos Penais de Brumado e Serrinha.
Ilustrativa | Seap -BA