

Cinco anos após se despedir dos gramados, o ex-goleiro Helton Arruda vai integrar um time atrás das grades. O ídolo do Vasco, que fez parte por anos do elenco da Seleção Brasileira, foi preso nesta quarta-feira (3), em Portugal, em posse de arma de fogo ilegal e munições.
A residência do ex-atleta foi alvo de buscas devido à denúncia de violência doméstica contra uma ex-amante com quem se relacionou por dez anos. Segundo informações divulgadas pelo jornal Público, de Portugal, o processo foi acatado pelo Ministério Público no mês passado.
Ameaça contra ex-amante
A vítima contou a polícia que foi ameaçada pelo ex-goleiro com um objeto que pareceu ser uma arma de fogo quando marcou um encontro com o brasileiro para devolver os pertences que haviam ficado em sua casa após o fim do relacionamento.
Tal encontro teria ocorrido em uma rua de Vila Nova de Gaia, cidade próxima a Porto, onde Helton vive e foi ídolo do principal time da região quando ainda jogava. Helton reside em Portugal há mais de duas décadas. Ele chegou ao país para jogar no União Leiria, em 2002, e se transferiu para o Porto três anos depois.
Buscas na casa do ex-jogador
Diante da denúncia, a polícia local fez buscas na casa do ex-jogador e encontrou a arma de fogo em seu quarto. Ele teria alegado que o revólver era um amigo já falecido, mas a polícia identificou que o registro está em nome de outra pessoa e que havia sido furtada em uma cidade vizinha.
Ex-goleiro vai responder em liberdade
Apesar do flagrante, Helton foi liberado e vai responder em liberdade após concordar com o compromisso de comparecimento periódico em juízo. Sobre a violência doméstica, o ex-goleiro também poderá se defender em liberdade por “maus-tratos simples”, já que a legislação do país não tem enquadramento semelhante à Lei Maria da Penha do Brasil.
A pena pode variar entre três e oito ano de prisão caso seja considerado culpado e seja enquadrado também no crime de “ofensa grave à integridade física da vítima”. A vítima e testemunhas foram ouvidas pelas autoridades portuguesas.
Quem é Helton Arruda?
Helton da Silva Arruda, ex-goleiro brasileiro nascido em 1978, iniciou sua carreira no São Cristóvão e se destacou no Vasco da Gama, onde conquistou títulos importantes como a Copa Libertadores de 1998 e o Campeonato Brasileiro de 2000.
Em 2002, transferiu-se para Portugal, atuando primeiro pelo União de Leiria e depois, a partir de 2005, pelo FC Porto, clube onde viveu sua fase mais vitoriosa, sendo capitão e ganhando diversos títulos, incluindo sete Campeonatos Portugueses e a UEFA Europa League de 2011.
Pela Seleção Brasileira, participou das Olimpíadas de 2000 e integrou o elenco campeão da Copa América de 2007.
Após encerrar sua carreira no Porto em 2016, iniciou trajetória como treinador e teve breve retorno aos campos em 2020. Fora do futebol, Helton também se dedica à música, sendo baterista e vocalista, e segue morando em Portugal, envolvido em projetos culturais e sociais.