

A Corregedoria da Receita Federal do Brasil (Coger) deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) a Operação Snooker, que investiga crimes praticados por um servidor para beneficiar importadoras. A ação busca cumprir 22 mandados de busca e apreensão, incluindo 10 pessoas físicas e 12 pessoas jurídicas, distribuídas em uma cidade da Bahia e em cinco do Ceará.
Segundo a Receita, os alvos começaram a ser investigados em 2022, a partir de denúncia anônima encaminhada à Ouvidoria do então Ministério da Economia, relatando possíveis irregularidades praticadas por servidor da Receita Federal no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. “As investigações identificaram indícios de ocultação de bens e de atuação funcional irregular do servidor para favorecer importadoras, além de pagamentos realizados por empresas a este e a seus familiares”, revelou a instituição.
Ainda de acordo com a Receita, os crimes cometidos pelo servidor colocam em risco a imagem institucional e a atuação da imensa maioria dos funcionários, que trabalham de forma correta e dedicada.
Ilustrativa | Marcelo Camargo/Agência Brasil