

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (8), que a tentativa de golpe dada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro insatisfeitos com o resultado das eleições de 2022 é um “dado concreto” – e não teria acontecido sem o aval do ex-presidente.
Lula comentou o assunto em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, horas após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores. “Eu, sinceramente, não tenho muitas condições de falar sobre uma ação da Polícia Federal porque isso é uma coisa sigilosa, é uma coisa da polícia, uma coisa da Justiça. E não cabe ao presidente da República ficar dando palpite numa atuação dessa”, pontuou o petista.
“Obviamente que tem muita gente envolvida, eu acho que tem muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que construímos há tantos anos, que é o processo democrático, e essa gente tem que ser investigada”, acrescentou.
Questionado se a investigação levaria à participação de Bolsonaro na suposta tentativa de golpe, Lula evitou ser taxativo, mas disse acreditar no envolvimento do ex-presidente. “Eu não sei, eu acho que [a tentativa de golpe] não teria acontecido sem ele [Bolsonaro]”.
“Nós queremos saber quem é que financiou, queremos saber quem é que pagou, quem é que financiava aqueles acampamentos, sabe, para que a gente nunca mais permita que aconteça o ato que aconteceu no dia 8 de janeiro”, detalhou o chefe do Executivo.
https://twitter.com/LulaOficial?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1755553407027257395%7Ctwgr%5Eecb00d61c366e8009239844b4bd747f796fcc246%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bnews.com.br%2Fnoticias%2Fpolitica%2Flula-comenta-operacao-da-pf-e-diz-que-tentativa-de-golpe-nao-teria-acontecido-sem-aval-de-bolsonaro.html
Jose Cruz/Agência Brasil