

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que o petita usou a entrevista ao portal UOL, concedida na última quarta-feira (26), para dizer que o indiciamento do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, expõe o governo e que aguarda do titular da pasta a iniciativa para deixar o comando do partido. A informação é do jornal O Globo.
Durante a entrevista, Lula garantiu ter conversado com Juscelino sobre o indiciamento da Polícia Federal pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
“O que eu disse para ele: a verdade, só você que sabe. Se o procurador indiciar você, você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento, ele fica como ministro, se houver indiciamento, ele será afastado. Eu quero que ele seja julgado da forma mais honesta possível”, disse o petista na oportunidade.
Integrantes do governo avaliam que a declaração de Lula é uma forma de preparar uma forma adequada para tirar Juscelino do ministério. No entanto, o presidente deseja que tomasse a iniciativa de deixar o governo.
Apesar do interesse na demissão de Juscelino, o Palácio do Planalto busca uma saída amigável para evitar um desgaste com o União Brasil. Não está descartado a possibilidade de o partido indicar o próximo ocupante do cargo.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a cúpula do União Brasil, partido de ministro, também avalia que a saída de Juscelino do governo é certa. Lula já teria procurado dirigentes da legenda para tratar do assusto. A movimentação e a declaração ao UOL foram encaradas como uma sinalização de que uma demissão de Juscelino vem sendo debatida.
Cléverson Oliveira/Mcom