

A operadora de saúde Amil não recebe mais críticas em suas redes sociais – leia-se Instagram, LinkedIn e TikTok, após ter sido alvo de uma enxurrada de reclamações dos beneficiários.
A notícia foi divulgada em reportagem de o site O Bastidor. A empresa é a quarta colocada no podium de queixas recebidas pela na Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ela perde apenas para as companhias Bradesco Saúde, Unimed RJ e NotreDame, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares.
De acordo com levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor, a grande maioria das reclamações “registradas no consumidor.gov é sobre demandas não resolvidas, reembolsos e negativa de cobertura, principalmente devido a descredenciamento na rede”, revela a matéria.
Vale destacar que “a Amil tem cerca de 5,4 milhões de beneficiários de planos de saúde e dentários, divididos entre planos coletivos, coletivos por adesão e individuais e, este ano, a operadora foi uma das 20 notificadas pela Senacon por estar rescindindo contratos de forma unilateral”, explica a reportagem.
Ainda de acordo com a matéria, a passa por um processo de reestruturação conturbado e enfrenta uma disputa acirrada com a Rede D’Or. “No fim de julho, a rede hospitalar anunciou que não atenderá mais os usuários dos planos da Amil “por questões administrativas”. A Amil afirmou que foi pega de surpresa com a decisão e que reforçará sua rede credenciada com hospitais equivalentes para garantir a cobertura hospitalar a seus usuários. O encerramento dos atendimentos passará a valer a partir de setembro. Nos bastidores, a avaliação é de que a disputa envolve o valor da remuneração paga pela operadora por prestação de serviços, semelhante ao que já aconteceu em 2019, quando a Amil descredenciou 17 unidades da Rede D’Or”, salienta O Bastidor.
Marcello Casal Jr/ Agência