

Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) mostram que, a cada minuto, os brasileiros tomam, em média, 142 multas de trânsito.
Em pesquisa feita a partir de análise do ano passado, o país obteve mais de 74 milhões de multas de trânsito, sendo grande parte direcionada aos condutores dos veículos. Entretanto, os pedestres, ainda que em número mínimo, também integram a lista por situações como atravessar fora da faixa.
O principal motivo referente ao recebimento das multas é devido a velocidade no trânsito, com o velocímetro marcando em até 20% a mais do que é permitido na via, compondo 42% do total de infrações (ou 31,2 milhões).
Em seguida, compõem a lista de principais multas os condutores que dirigiam em velocidade superior a 20% à permitida, não superando 50% do autorizado, representando 7% do total (ou 4,98 milhões de multas). Essa infração é a mais frequente em quase todas as unidades federativas, mas há exceções.
Em terceiro lugar, respondendo por 6% das multas (4,35 milhões), estão as infrações para quem avançou em sinal vermelho ou que não respeitou a parada obrigatória.
– Divulgação/Freepik