

O presidente da China, Xi Jinping, presenteou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um pedaço da Lua durante jantar oferecido pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na noite da última quarta-feira (20).
É praxe a troca de presentes entre chefes de Estado em cerimônias como esta. Xi chegou ao Brasil para o G20 no Rio de Janeiro, e foi recebido por Lula em visita oficial a Brasília. O presidente brasileiro, por sua vez, presenteou o homólogo chinês com cerâmica Marajoara.
Em junho, uma sonda lunar chinesa, a Chang’e-6, pousou na região da Mongólia Interior, no norte da China, trazendo à Terra amostras do lado oculto da Lua. Essa foi a primeira vez que um país conseguiu coletar esse tipo de material para análise.
As amostras foram coletadas após uma aterrissagem bem-sucedida na Bacia do Polo Sul-Aitken, uma enorme cratera localizada no lado oculto da Lua. O presidente chinês, Xi Jinping, disse na época que a conclusão da missão foi um “marco histórico” na busca da China para se tornar uma potência espacial científica.
Ricardo Stuckert/PR