

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão recebendo 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, com entregas previstas para serem concluídas até terça-feira (10). Esse lote faz parte de um total de mais de 8 milhões de doses adquiridas para garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por até seis meses. A previsão é distribuir 5 milhões de doses até o final de dezembro.
As vacinas foram adquiridas por meio de um pregão que contratou 69 milhões de doses neste semestre, assegurando estoque para os próximos dois anos. As entregas serão feitas gradualmente pelos fabricantes, de acordo com a adesão da população. Todas as vacinas são atualizadas, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vacinas atualizadas e mais acessíveis
Dessas 1,5 milhão de doses, todas são da vacina produzida pela Serum, que está sendo distribuída pela primeira vez no Brasil. Estudos de fase 3 apontaram eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade e facilidade no armazenamento e transporte, que podem ser feitos em temperaturas de 2°C a 8°C.
Outra novidade é a vacina da Zalika Farmacêutica, já aplicada nos Estados Unidos e Reino Unido, que será usada no Brasil para pessoas com 12 anos ou mais, conforme aprovação da Anvisa. Já crianças menores dessa faixa etária continuarão a receber a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.
Essa distribuição reforça o compromisso do Ministério da Saúde em garantir proteção contínua à população brasileira contra a Covid-19, com opções mais práticas e eficazes para diferentes faixas etárias.
Ilustrativa/Pixabay