

O estado da Bahia foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas. Além do território baiano, mandados serão cumpridos também em Goiás, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal.
Ao todo, acredita-se que o esquema teria movimentado mais de R$ 2 bilhões em dois anos. Estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas localidades indicadas.
De acordo com informações da CBN, a justiça autorizou o bloqueio das contas de 38 investigados e cancelamento das atividades de sete empresas.
Um dos investigados é chefe de uma facção criminosa que atua no Nordeste, principalmente na Bahia e Sergipe. Outro suspeito segue foragido e teve o nome incluído na lista vermelha da Interpol.
As investigações começaram no ano passado com a apreensão de uma tonelada e meia de droga e cinco fuzis, no Amazonas. A droga teria como destino o Distrito Federal. Desde então, operações da PF tem percorrido o caminho do dinheiro.
Uma complexa rede de empresas de fachada foi identificada pelas equipes policiais. Elas movimentavam os recursos do crime, inclusive repassando parte dos valores para a Colômbia, onde um dos suspeitos mora, onde ocorre o pagamento da droga.
Cerca de 40 suspeitos foram mapeados durante as investigações nos últimos anos. Entre os investigados, estão gestores financeiros, traficantes e laranjas. Além de apreender armas, munições, drogas e vários bens de luxo como relógio e veículos.
Divulgação