

Aliados e auxiliares próximos do presidente Lula (PT) estão assustados com o resultado da pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), sobre a avaliação do governo. Integrantes do PT da Bahia viram a pesquisa, além de “assustadora”, “péssima”. O levantamento confirmou uma piora na aprovação da gestão do terceiro mandato do petista em 8 estados brasileiros.
Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande dos Sul e São Paulo participaram do levantamento. Em seis deles, a avaliação negativa cresceu. Em São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, a desaprovação da gestão Lula superou os 50%. A menor avaliação negativa (37%) foi em Pernambuco.
Segundo a coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles, a avaliação dos aliados é que Lula precisa fazer mudanças urgentes no governo e ter marcas novas e populares para melhorar a popularidade antes das eleições de 2026. Integrantes da Secretaria de Comunicação da Social da Presidência (Secom) acreditam que os números ruins ainda seriam consequências da inflação dos alimentos e da crise no Pix.
Joedson Alves / Agência Brasil