

Um anúncio de uma vaga de trabalhado divulgada por um shopping de São Paulo, através do Instagram, gerou polêmica nas redes sociais. A publicação era direcionada a assistentes sociais com a função de afastar pessoas em situação de rua que ficam em frente ao estabelecimento comercial.
A situação causou revolta na população e também foi denunciada pelo padre Júlio Lancellotti, que classificou como um caso de ‘aporofobia’ — termo que designa o preconceito e a aversão a pessoas em situação de pobreza.
De acordo com o Uol, a publicação foi feita pela empresa Verzani & Sandrini, com atuação no entorno do Shopping Pátio Paulista, na Avenida Paulista. O anúncio usava expressões como “tirar do foco do cliente”.
Na descrição do posto de trabalho, a contratante elenca as seguintes responsabilidades: “abordar os pedintes, menores e pessoas em situação de rua para tirá-las do foco do cliente e posteriormente fazer uma ação social com a prefeitura”.
Segundo artigo do pesquisador australiano Nick Haslam, publicado na revista Social Science Space, a aporofobia é uma rejeição a pessoas pobres que parte da ideia preconceituosa de que elas “nada têm a oferecer” ao sistema de consumo.
Por meio de nota, a Verzani & Sandrini pelo anúncio afirmou que o conteúdo foi divulgado de forma inadequada por meio de um sistema automatizado de replicação. A empresa disse ainda que a descrição não condiz com os valores da empresa, nem com a política de responsabilidade social.
O Shopping Pátio Paulista também foi procurado procurado e afirmou que não teve qualquer conhecimento da descrição da vaga divulgada e que não compactua com esse tipo de abordagem e que “preza pelo respeito às pessoas”.
Divulgação | Shutterstock