

Uma pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, ligou um alerta vermelho sobre os efeitos do aquecimento global. Uma projeção feita pelo levantamento aponta para um aumento de quase 2 metros no nível do mar nos próximos 75 anos, caso as emissões de carbono continuem em alta.
O estudo publicado no final de janeiro deste ano indica que o cenário hipotético colocaria em risco cidades costeiras inteiras ao redor do mundo. No Brasil, os principais locais afetados seriam Rio de Janeiro e Porto Alegre.
“A projeção máxima de 1,9 metro destaca a necessidade de que os responsáveis por decisões públicas planejem a infraestrutura crítica com antecedência […] Mais importante ainda, esses resultados reforçam a importância de mitigar as mudanças climáticas por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou o doutor Benjamin Grandey, principal autor da pesquisa.
O estudo reforça a urgência de medidas concretas contra o aquecimento global. A emissão contínua de dióxido de carbono é a principal causa do aumento das temperaturas globais e do derretimento acelerado das calotas polares.
A organização governamental Earth aponta ainda que embora a redução dos gases de efeito estufa seja essencial, somente ela não é suficiente. É igualmente necessário adotar medidas de adaptação.
Divulgação