

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o presidente do Federal Reserve (banco central americano), Jay Powell, de “atrasado e errado”, por discordar das medidas do tarifaço. A declaração foi feita nesta quinta-feira (17), quando Trump também afirmou que “os EUA estão enriquecendo com as tarifas”.
A fala de Trump aconteceu em sua rede social Truth Social. “O BCE deve cortar as taxas de juros pela 7ª vez e, mesmo assim, o ‘Jerome Powell Atrasado Demais’ do Fed, que está sempre ATRASADO DEMAIS E ERRADO, divulgou ontem um relatório que foi mais um — e típico — completo desastre!”, escreveu o presidente americano.
Trump ainda destacou que “os preços do petróleo estão caindo, os mantimentos (até os ovos!) estão mais baratos, e os EUA estão ENRIQUECENDO COM AS TARIFAS. O Atrasado deveria ter reduzido as taxas de juros, como o BCE, há muito tempo, mas certamente deve reduzi-las agora. O fim do mandato de Powell não pode chegar rápido o suficiente!”

Um dia antes da declaração de Trump, Powell divulgou números que indicam uma alta na inflação e sugeriu que o Fed pode manter os juros altos para controlá-la, mesmo diante da alta probabilidade de recessão econômica.
David Maxwell/Agência Brasil