

O Departamento de Polícia Técnica (DPT), que integra as quatro forças de segurança da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), promoveu mais de 30 mudanças entre exonerações e nomeações. As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (24).
As reformulações envolvem cargos no Instituto de Identificação Pedro Mello e no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, ambos vinculados ao DPT. Também houve mudanças na Diretoria do Interior (DI), unidade responsável por dirigir, supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar ações nas áreas de criminalística, medicina legal e odontologia legal no interior do estado.
Além disso, houve remanejamentos no Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP), responsável pela realização de exames, pesquisas e estudos periciais na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entre os cargos afetados estão peritos criminais e técnicos, peritos médico-legistas e coordenadores técnicos.
A gestão do DPT passou por mudança em março deste ano, quando o governador Jerônimo Rodrigues nomeou o perito criminal Osvaldo Silva como novo diretor da instituição. Antes disso, ele atuava como chefe de gabinete do órgão. Na ocasião, o governador também anunciou mudanças nas chefias da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
Bnews