

Um momento de muita emoção tomou conta das redes sociais neste domingo (27). Um vídeo de Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil, viralizou ao mostrar sua reação ao ver a filha cantando “Drão” com Gilberto Gil, durante o último show da turnê Tempo Rei, em São Paulo. Visivelmente emocionada, Sandra não conteve as lágrimas enquanto acompanhava a apresentação.
A escolha da música carrega um significado profundo para a família. Escrita em 1982, “Drão” foi inspirada em Sandra durante a separação do casal. Na letra, Gil fala sobre o amor e o rompimento de forma poética:
“Drão, o amor da gente é como um grão/ Uma semente de ilusão/ Tem que morrer pra germinar/ Plantar nalgum lugar/ Ressuscitar no chão nossa semeadura/ Quem poderá fazer aquele amor morrer/ Nossa caminhadura”.
No livro Todas as Letras, lançado em 2000, Gilberto Gil relembrou o desafio de compor a canção: “A criação desta música apresentou altos graus de dificuldades, porque ela lidava com um assunto denso – o amor e o desamor, o rompimento, o final de um casamento; porque era uma canção para Sandra e para mim. ‘Como é que eu vou passar tantas coisas numa canção só?’, eu me perguntava”, escreveu o artista.
Sandra Gadelha, que foi apelidada de “Drão” por Maria Bethânia, foi a terceira esposa de Gilberto Gil. Juntos, tiveram três filhos: Preta Gil, Pedro — que morreu em um acidente de carro em 1990 — e Maria. O casamento durou 11 anos e marcou uma fase importante na vida pessoal e artística do cantor.
Mãe de três filhos de Gil, Sandra passou momentos delicados com o cantor, acompanhando-o no exílio de 1969 a 1972, sendo homenageada com a música “Sandra”, presente no álbum “Refavela”, de 1977, composta quando ele foi preso em um sanatório em Florianópolis.
AgNews/Instagram