

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que será realizada uma audiência pública no dia 21 de maio, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para apresentar detalhes das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O comunicado foi feito nesta terça-feira (29), durante o evento de autorização para o início das obras da Estação Calçada, em Salvador, que integra o projeto do lote 1.
“Essa foi uma visita técnica direcionada à classe política, incluindo vereadores e deputados. Pedi que esse debate fosse levado para as duas casas legislativas, tanto a municipal quanto a estadual. Já temos agendada uma audiência pública no dia 21 de maio, na Assembleia. Solicitei aos vereadores e vereadoras que convençam seus colegas, sem qualquer tipo de ironia, para que possamos apresentar o que está acontecendo”, afirmou Jerônimo.
O governador destacou que as obras estão em ritmo avançado e já somam um investimento de R$ 440 milhões. “Para vocês terem uma ideia, estamos chegando a quase 20% da obra concluída. Nossa expectativa é que, até o final do ano — entre dezembro e janeiro — já possamos receber os trens e iniciar os testes, primeiro sem passageiros e, depois, com passageiros a bordo. Já temos praticamente um pátio pronto e a área de manutenção e oficina está com os fornos quase finalizados”, detalhou.
Segundo Jerônimo, os três lotes do VLT estão em andamento. “No segundo lote, já alcançamos 16% de execução, com serviços de terraplanagem e início das obras. A ideia inicial era concluir um lote antes de avançar para o próximo, mas optamos por trabalhar simultaneamente nos três. No primeiro lote, os trilhos já foram instalados, assim como os cabos de energia e comunicação e as tubulações de drenagem. No trecho que vai até Águas Claras, também há ações concretas em curso. O terceiro lote está na fase de elaboração do projeto, com cerca de 6% a 7% concluído. Estamos, portanto, atuando nos três lotes, com investimento total de aproximadamente R$ 440 milhões”, concluiu.
Devid Santana / Bnews