

A atriz Mary Sheyla usou suas redes sociais para denunciar um caso de racismo que, segundo ela, sofreu junto com sua família durante uma ida ao supermercado no último fim de semana. Em relato publicado nesta terça-feira (6), a artista afirmou que foi seguida por um segurança durante todo o tempo em que esteve no estabelecimento, o que a levou a procurar atendimento no SAC logo após as compras. A funcionária, segundo ela, pediu desculpas em nome da rede.
Mary, que tem mais de 37 mil seguidores no Instagram, detalhou que estava acompanhada da filha de 3 anos, em recuperação de um problema de saúde, da filha adolescente e do marido. “Eu recebi muito apoio e carinho pela internet e sou grata por isso. Mas teve uns sem noção por aí que ficaram dizendo que eu deveria ficar calada”, disse no vídeo.
A atriz relatou o momento em que começou a ser seguida: “Quando cheguei, passei na seção de carnes, onde o segurança fica. A gente já passa por eles para mostrar que queremos comprar. Quem é preto sabe o código que usamos. Vi as carnes e coloquei no meu carrinho. A partir daquele momento, ele ficou fazendo ronda atrás de mim, disfarçando com o rádio. Isso é normal? Seria se não fosse só atrás da minha família. O cara só parou de me perseguir quando eu passei pelo caixa e paguei pelas minhas compras. Você gostaria?”
Mary também ressaltou que o comportamento racista de funcionários não pode ser naturalizado. “Racismo é crime”, lembrou, destacando que situações como essa não ocorrem apenas nessa rede específica. “Não é só comigo, nem só nesse mercado.”
A denúncia teve grande repercussão nas redes, recebendo apoio de artistas, como Luana Piovani. Em um vídeo publicado em seu perfil, Piovani comentou: “Uma das vantagens dessa loucura que inventamos que é a rede social é que os caras ficam com vergonha de serem expostos na praça. Vocês deveriam treinar melhor os seguranças e funcionários de vocês. Porque a Mary Sheyla é atriz, faz cinema, teatro, novela… mas imagina quantas pessoas não devem passar por isso”.
Recentemente, Mary esteve no ar em duas novelas da TV Globo: “Elas por Elas”, interpretando Márcia Xavier, e “Todas as Flores”, como a cantora Jussara Paixão.
Reprodução TV Globo