

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo papa Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica. Em publicação na sua rede social Truth Social, Trump expressou sua emoção e orgulho pela escolha do cardeal Robert Francis Prevost, natural de Chicago, que foi eleito após quatro votações no conclave realizado no Vaticano.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente. “Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, acrescentou.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito no segundo dia do conclave, após conseguir mais de dois terços dos votos dos 133 cardeais eleitores – e escolheu o nome Leão XIV, seguindo uma tradição que remete à força e liderança dos papas anteriores com esse nome.
Antes de ser nomeado papa, Prevost atuou por duas décadas como missionário no Peru, onde também obteve cidadania, e em 2023 foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo.
@TheWhiteHouse/Fotos Públicas