

O governo federal anuncia, nesta quinta-feira (22), um congelamento de recursos no Orçamento de 2025. O objetivo é cumprir as regras fiscais. O anúncio será feito pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet.
O Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento que faz uma atualização das projeções do orçamento, será apresentado à imprensa pelos auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É a primeira vez desde o início do governo que Haddad e Tebet participam da coletiva do relatório, que, normalmente, é realizada com os secretários-executivos ou secretários de Orçamento, do Tesouro Nacional e da Receita Federal, que também estarão presentes nesta quinta.
No início da semana, Haddad disse que após fechar as projeções deste ano e para o ano de 2026 se reuniria com o presidente Lula para tratar sobre eventuais bloqueios. O governo quer manter o crescimento do país e os empregos para a população, sem que a inflação dispare.
Os gastos públicos excessivos são um desafio para que o cenário fique mais favorável. A meta fiscal deste ano é de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O orçamento aprovado pelo Congresso tem previsão de um superávit no valor de R$ 15 bilhões.
Diego Zacarias / Ministério da Fazenda