

O Papa Leão XIV realizou, nesta quarta-feira (22), sua primeira nomeação episcopal no Brasil, designando Dom Valter Magno de Carvalho como novo bispo da Diocese de Ituiutaba (MG). O religioso deixa o cargo de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde atuou por quatro anos.
O anúncio foi feito simultaneamente no Vaticano e em Salvador, onde o cardeal-arcebispo Dom Sérgio da Rocha leu o comunicado.
“Tenho a graça a e alegria de fazer esse comunicado a todos vocês, uma vez que o bispo se coloca à serviço da Igreja é sempre motivo de gratidão a Deus. Esta notícia tem uma importância toda especial para a nossa Arquidiocese e, naturalmente, para um dos nossos bispos auxiliares, Dom Valter Magno”, declarou o primaz do Brasil.
Em seu discurso, Dom Valter afirmou que seu trabalho foi inspirado em Santa Dulce dos Pobres. “Neste tempo de missão, amadureci como pessoa e como pastor. Como foi bom conhecer e aprender com os serviços de caridade presentes em todos os cantos da cidade do Salvador. Quanto amor transformado em gestos! Estão gravados em meu coração nomes, atitudes e olhares de irmãos e irmãs que vivem o amor a Deus, servindo aos outros”, disse.
Nomeado bispo auxiliar de Salvador em de novembro de 2020, Dom Valter foi ordenado episcopalmente em 6 de fevereiro de 2021. Durante esses mais de quatro anos, ele acompanhou de perto a caminhada da Igreja particular da capital baiana, marcando sua atuação por uma escuta atenta, presença nos territórios e serviço à comunhão e à evangelização.
Ao longo de sua missão na Arquidiocese, Dom Valter foi presença constante nas paróquias, movimentos e eventos arquidiocesanos, destacando-se pela simplicidade, humildade e clareza no anúncio da Palavra. Foi também responsável por acompanhar setores específicos da pastoral, como o Setor Juventude, a Pastoral da Comunicação, a Comissão Arquidiocesana de Diáconos, a Pastoral Presbiteral e as pastorais sociais, além de colaborar com o Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na condução da vida pastoral da Igreja local.
A data da posse canônica em Ituiutaba ainda será divulgada.
Divulgação