

O Esporte Clube Bahia tem a segunda torcida mais fanática do país, segundo aponta uma pesquisa realizada pela CNN/Itatiaia/Quest, que foi feita com 6.507 pessoas.
Esses dados foram retirados de duas perguntas feitas para os entrevistados:
1- Você se considera um torcedor fanático?
2- Você torce para outro time brasileiro?
O resultado foi que 43% dos torcedores do time baiano responderam “sim” à primeira pergunta. O único time que ficou com uma porcentagem maior foi o Sport de Recife com 45%.
Ainda no levantamento da pesquisa, o sentimento de fanatismo pelo time do coração está na faixa etária de 16 a 30 anos (36%), nas idades entre 31 a 50 anos e mais de 51 anos gerou um empate de 27%. No fim, a porcentagem de torcedores que se consideram fanáticos foi de 30%.
O Esquadrão de Aço também entrou no ranking de outro quesito da pesquisa, o da fidelidade. A torcida do Bahia aparece na terceira posição com 71%, ficando atrás de Grêmio e Internacional. Os rivais de Porto Alegre empataram com 82% de torcedores mais fiéis ao seu time.
O levantamento também mostrou que os mais velhos são os que mais torcem para outro time brasileiro. Segundo a pesquisa, 37% das pessoas com mais de 51 anos torcem por mais de um time. Já na faixa dos 16 e 30 anos, a porcentagem é de 24% e de 31 e 50 anos, é de 29%.
Esse levantamento foi feito presencialmente com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades do país. As entrevistas aconteceram nos dias 29 de março até 2 de abril desse ano, com margem de erro de 1,4% para mais ou para menos e com 95% de nível de confiabilidade.
Felipe Oliveira / EC Bahia Cadastrado por Mariana De Siervi