

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhar ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1°), um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil, Bruno Reis falou sobre a proposta. O prefeito destacou que é um reconhecimento importante para a Bahia.
“É um reconhecimento justo, afinal de contas, a independência do Brasil aconteceu aqui na Bahia, com a expulsão definitiva dos portugueses por os baianos que deram o grito final de liberdade para que, hoje, nós pudéssemos ser um Estado democrático, para que o país pudesse alcançar todas as conquistas que o nosso povo alcançou até então”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis falou também sobre a importância desta data para o povo baiano. “O povo baiano se inspira nos heróis de 2 de Julho para, no dia a dia, enfrentar as dificuldades, as batalhas e alcançar seus objetivos. Estão com independência, com autonomia, com soberania, não aceitando subjugar quem quer que seja. Esse é o jeito do povo soteropolitano e do jeito do povo baiano de ser. E é com essa força que nós vamos, hoje, tomar conta das ruas de Salvador para celebrar essa data, a data magna do nosso Estado”, acrescentou ele.
Por fim, o prefeito lembrou do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), que recebeu ontem o repasse de R$ 400 mil da Prefeitura de Salvador. “É mais um 2 de julho que a Prefeitura organiza parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, que ontem recebeu recursos para garantir a sua manutenção, o seu funcionamento. Estava na iminência de fechar por falta de apoio e que agora garante que toda a sua história, toda a nossa história, seja preservada”, finalizou.
Dinaldo Silva | BNews