

O governo Lula mostrou indignação sobre o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros em uma nova carta assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e enviada aos EUA nesta quarta-feira (16).
O Brasil pede respostas e está disposto a negociar, além de cobrar resposta sobre uma mensagem enviada aos EUA em maio. De acordo com informações veiculadas pelo G1, nesta carta ainda tem uma proposta confidencial sobre as chances de negociação de tarifas comerciais.
O documento foi enviado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio do país, Jamieson Greer. E nela diz que “o governo brasileiro manifesta sua indignação com o anúncio, feito em 9 de julho, da imposição de tarifas de imposição de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, a partir de 1° de agosto”.
O governo brasileiro afirma que está disposto a conversar com os estadunidenses e encontrar uma medida “mutuamente aceitável” em relação às práticas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. O governo Trump ainda não entrou em contato com o Brasil para negociar esta tarifa de 50% e encontrar uma solução viável.
Valter Campanato/Agência Brasil