

Quatro navios carregados com cobre estão a caminho dos Estados Unidos, numa corrida contra o tempo para chegar aos portos antes que novas tarifas sobre o metal entrem em vigor em agosto.
Os embarques representam uma corrida final dos comerciantes para lucrar com uma operação de arbitragem vantajosa que abalou o mercado global de cobre desde que o presidente Donald Trump , cogitou pela primeira vez uma ideia de tarifas sobre o produto.
Segundo informações do O Globo, a urgência para desembarcar essas cargas nos EUA cresceu nas últimas duas semanas, após Trump confirmar que a tarifa será de 50% a partir de 1º de agosto.
Um dos navios, o graneleiro Kiating, partiu do porto de Townsville, na Austrália, na última quarta-feira (23), transportando 8.000 toneladas métricas de cobre orgânico.
Segundo a Kpler, empresa de dados de transporte marítimo, a embarcação deve chegar ao Havaí em 30 de julho.
Embora a Kpler não tenha identificado o dono da carga, ela informou que outros dois carregamentos recentes com destino aos EUA, saindo do mesmo porto, continham cobre das Minas Mount Isa, operadas pela Glencore.
Registros indicam que o Kiating planejava atracar em Nova Orleans, mas mudou seu destino para o Havaí após o anúncio de Trump, reduzindo o tempo de viagem em quase 20 dias.
Agência Brasil