

Um levantamento realizado pelo instituto Ipsos-Ipec divulgado, nesta terça-feira (12), revela que 75% dos brasileiros considera que o tarifaço de 50 % imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros importados para os Estados Unidos teve uma motivação política.
Por outro lado, 12 % dos entrevistados apontaram que o motivo das tarifas é uma questão comercial. A pesquisa mostrou que 5% das pessoas ouvidas consideraram o tarifaço tanto uma questão comercial quanto política. Não souberam ou não responderam somaram 8%.
Perfil dos que responderam questão política
Dentre os que consideraram o tarifaço uma questão política, 73% são eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e 79% declararam voto em Lula (PT) no segundo turno das eleições de 2022.
Nesta categoria, a maioria dos entrevistados tem de 45 a 59 anos (80%) e são moradores das Regiões Nordeste e Sudeste (77%, em cada). No Norte/Centro-Oeste o percentual foi de 71% e na região Sul 72%.
Entre os que apontam a questão política 76% são católicos e 74% evangélicos. Ao considerar a renda familiar, os que apontam o tarifaço como questão política, 77% ganha até 1 salário mínimo, 76% ganha mais de 1 a 2 salários, 77% ganha mais de 2 a 5 salários e 70% ganha mais de 5 salários.
Imagem que o brasileiro tem dos Estados Unidos
A pesquisa avaliou também o desgaste na imagem que o brasileiro tem dos Estados Unidos. Das pessoas ouvidas, 38% disseram que a imagem que têm dos EUA mudou para pior e 6% disseram que mudou para melhor. Para 51% dos entrevistados a imagem que têm do país permanece a mesma.
Quem foi entrevistado?
O estudo foi realizado entre os dias 1º e 5 de agosto, um dia antes da tarifa entrar em vigor. Foram realizadas duas mil entrevistas em 132 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Reprodução / Instagram e Ricardo Stuckert