

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma conversa pelo telefone com o líder da China Xi Jinping na noite desta segunda-feira (11). O diálogo aconteceu em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
De acordo com o portal G1, a conversa acontece a pedido de Lula para tratar das relações bilaterais entre Brasil e China e “a conjuntura geopolítica internacional”. Em nota, o governo revelou que a ligação durou cerca de uma hora e que os países “concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo”.
“Os chefes de Estado também conversaram sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, diz a nota.
Após a ligação, Lula usou as redes sociais para falar sobre a ligação.
“Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência”, diz a postagem.
https://twitter.com/intent/like?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1955105611525554352%7Ctwgr%5E8187d8be5d4bc400496320dacd0ae3bfe8180e20%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bnews.com.br%2Fnoticias%2Fpolitica%2Fem-meio-ao-tarifaco-dos-eua-lula-liga-para-presidente-da-china.html&tweet_id=1955105611525554352
Relação entre Brasil e China
A China é o maior parceiro comercial do Brasil. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre janeiro e julho deste ano, as exportações brasileiras para o país asiático superaram os R$ 313 bilhões. Já as importações são aproximadamente R$ 227 bilhões.
Ainda nesta segunda (11), o presidente Lula destacou a necessidade do Brasil em manter sua soberania e almejar um papel de destaque no cenário internacional.
“Este país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando mais perverso. O mundo está ficando mais nervoso, e nós precisamos de um país soberano, democrático, e que o povo brasileiro seja o único dono deste país”, disse Lula durante durante a entrega de um prêmio da área de educação, no Palácio do Planalto.
Medidas de reciprocidade
Segundo a jornalista Ana Flor, da GloboNews, o governo brasileiro estuda adotar medidas de reciprocidade em resposta ao tarifaço dos EUA. No entanto, a ação é considerada polêmica. Empresários brasileiros temem que a iniciativa possa gerar outros impactos negativos na economia.
Além disso, integrantes de setores econômicos acreditam que o uso da Lei da Reciprocidade poderia ser encarado como uma sinalização de que o Brasil estaria saindo da mesa de negociação.
Ricardo Stuckert / PR