

Em meio ao clima de acirramento entre Brasil e Estados Unidos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará, nesta segunda-feira (18), relatório em resposta à ação aberta pela gestão de Donald Trump para investigar práticas comerciais no território brasileiro vistas como “desleais”.
Depois de Donald Trump anunciar, em 9 de julho, que os produtos brasileiros passariam a ser tributados em 50% a partir deste mês, o governo americano informou que iria investigar o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio do país. Nem o sistema de pagamentos Pix e as vendas na Rua 25 de Março, em São Paulo, foram perdoados.
A ação dos EUA é conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio (USTR), com base em uma lei americana que permite investigar possíveis irregularidades no comércio com outros países.
Na última semana, as tensões entre Brasil e EUA aumentaram. O governo Trump suspendeu o visto de duas autoridades brasileiras ligadas ao programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, e indicou que pode adotar novas medidas contra o Brasil.
Reprodução Instagram / Ricardo Stuckert -PR