

A Federação Brasileira dos Bancos – Febraban solicitou que o Banco Central (BC) altere as regras de confirmação do débito automático. O pedido foi feito através de um ofício enviado à instituição, requerendo que um novo mecanismo de confirmação de débito automático em conta, por parte dos clientes.
As informações constam da reportagem do portal Uol. “As instituições financeiras detentoras das contas debitadas enfrentam dificuldades, pois estão inibidas de realizar a confirmação”, diz o ofício ao Banco Central. Ao mesmo tempo, (as instituições financeiras estão) expostas à responsabilização perante o cliente que não reconhece o débito, gerando impacto direto em seus índices de reclamação e, também, perante o Poder Judiciário, onde, no limite, as instituições financeiras ficam expostas à litigância abusiva”, diz o documento.
Ou seja, trocando em miúdos, “a Febraban requer que seja reincorporada a possibilidade de confirmação, perante o banco, da autorização de débito de clientes quando o valor é direcionado para terceiros”, de acordo com o ofício.
Vale salientar que a Febraban, que representa os principais bancos do país. A entidade esclarece que, hoje, os bancos estariam hoje impedidos de confirmar se o cliente realmente autorizou o débito nas circunstâncias apontadas.
Agência Brasil / Arquivo