

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (19) com representantes do Republicanos e de partidos da base aliada e do Centrão. Na oportunidade, o mandatário da legenda, Marcos Pereira, deu indícios de qual deve ser o futuro do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). As informações são do jornal O Globo.
O chefe do Executivo paulista vem sendo um dos governadores cotados para disputar a eleição presidencial do ano que vem. No entanto, Tarcísio ainda não descarta tentar a reeleição no governo de São Paulo.
De acordo com a publicação, participantes do encontro disseram que Lula afirmou ter convicção de que Tarcísio vai ser um dos presidenciáveis em 2026. Além disso, o petista acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que vem se colocando como candidato mesmo inelegível e em prisão domiciliar, não teria opção a não ser apoiar o governador de São Paulo.
Em resposta, Marcos Pereira reforçou que o projeto político do governador é tentar a reeleição em São Paulo.
Conversas entre governo e o Republicanos
Além de Lula e Pereira, também participaram do encontro o presidente da Câmara, Hugo Motta, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o líder do partido na Câmara, Gilberto Abramo (MG).
No encontro, que aconteceu no Palácio do Alvorada, Lula também pediu o apoio do Republicanos em pautas que são prioridade para o governo no Congresso, como o projeto que prevê a implementação de um vale-gás, a ampliação a faixa de isenção do Imposto de Renda, a regulamentação das redes sociais e o que está em discussão na Câmara e tenta coibir a adultização infantil nas redes sociais.
Encontro com governadores de direita
Além do encontro com Lula, Hugo Motta e Marcos Pereira também estiveram em um jantar promovido pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda. O encontro reuniu governadores da direita e da centro-direita, além de lideranças partidárias, para tratar de uma candidatura da oposição ao governo petista para as eleições de 2026.
Além de Rueda (o anfitrião) e de Pereira, o jantar contou com a presença dos presidentes partidários Valdemar Costa Neto (PL), Gilberto Kassab (PSD), Ciro Nogueira (PP) e Baleia Rossi (MDB). Também compareceram ao encontro Tarcísio de Freitas; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), todos tidos como presidentes na eleição do ano que vem.
Relatos de quem esteve no jantar indicam que todos os presidentes de partidos demonstraram otimismo em caminhar juntos ainda no primeiro turno da eleição presidencial. A candidatura de Tarcísio vem sendo defendida pelos presentes, principalmente por dirigentes do União Brasil e do PP, que estão perto de formalizar uma federação.
Até o momento, dois governadores já se colocaram como pré-candidatos à presidência da República. Em abril, Ronaldo Caiado lançou o seu nome para a disputa. No último sábado (16), foi a vez de Romeu Zema de se colocar na corrida presidencial.
Ricardo Stuckert / PR