

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) pode ser convertida de domiciliar para o regime fechado antes mesmo do julgamento da tentativa de golpe após descoberta do pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei.
O documento encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular apreendido do ex-presidente surpreendeu aliados e integrantes da defesa de Bolsonaro. O arquivo não tinha data e nem assinatura.
O conteúdo revela que JAIR MESSIAS BOLSONARO praticou atos para obter asilo político na Argentina. Embora se trate de um único documento em formato editável, sem data e assinatura, seu teor revela que o réu, desde a deflagração da operação Tempus Veritatis, planejou atos para fugir do país, com o objetivo de impedir a aplicação de lei penal. Trata-se do arquivo Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO.docx, o qual, conforme seus metadados, foi salvo no celular do ex-Presidente no dia 10/02/2024 às 18h28min”, diz a PF.
Segundo aliados e conselheiros jurídicos ouvidos pela coluna da jornalista Bela Megale de O Globo, o documento pode ser considerado um indício consistente de que Bolsonaro planejava uma fuga.
O ministro Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro explique em 48 horas o descumprimento de medidas cautelares e o risco de fuga. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também será ouvida sobre o caso.
Reprodução