

Ancelotti está empenhado em cumprir a promessa que fez quando chegou à Seleção Brasileira: aprender português. Fluente em espanhol, inglês e francês, o italiano tem feito aulas desde junho para se comunicar diretamente com atletas e a torcida brasileira.
De acordo com o UOL, as aulas do treinador são focadas em termos do futebol, mas também engloba a língua como um todo. O professor de Ancelotti é Roberto Piantino, fluente em sete idiomas. Nas conversas, ele se comunica principalmente português, mas também fala em italiano
“O Ancelotti é uma pessoa muito simpática, tranquila. Tem um senso de humor muito bom, mas também é muito focado. Eu dei uma aula sobre imperativos, com os verbos pegar, correr, mas ele logo já disse: ‘eu não me comunico dessa forma, não uso imperativos e não é assim que transmito ordens e instruções’. Eu fiquei um pouco surpreso com a reação dele, mas isso faz todo sentido: ele não é um cara sanguíneo, não é aquela pessoa exaltada”, disse o Roberto Piantino ao UOL.
Ancelotti tem usado ainda aplicativos de celular par auxiliar nos estados. As aulas de do técnico são focadas no trabalho com futebol. Em meio ao glossário do treinador, estão lições sobre posições, formação tática, materiais esportivos e palavras chaves do jogo.
“Ele quer aprender as palavras que são usadas no futebol e no Brasil. Um dia fui explicar para ele o que significa frango, que é uma falha clamorosa do goleiro, e ele deu risada. Não sei qual a origem da palavra, mas imagino que seja por ser difícil de pegar frango. Ele gosta dessas expressões”, disse Piantino.
Em breve, o treinador da Seleção estará em terras baianas. A CBF confirmou que Carlo Ancelotti estará na Casa de Apostas Arena Fonte Nova neste domingo (24), para acompanhar Bahia x Santos, pelo Brasileirão.
Rafael Ribeiro/CBF