

Sem avanço nas negociações sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, viajou até o México para tratar sobre o mercado e investimentos. Ele chegou nesta quarta-feira (27) e deve ficar até a quinta-feira (28), onde deve se reunir com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.
De acordo com informações do jornal O Globo, a visita de Alckmin faz parte de uma estratégia comercial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em não limitar as negociações apenas aos EUA e fortalecer cada vez mais a parceria em outros mercados. México e Canadá têm sido prioridades do governo brasileiro.
“O México é um parceiro importante para o Brasil. Esta visita é uma oportunidade estratégica para aprofundarmos nosso diálogo político e, principalmente, para abrirmos novas frentes de comércio e investimento que gerarão prosperidade para nossos povos”, disse Alckmin, segundo a reportagem.
Vale ressaltar que o Canadá e o Mercosul anunciaram, na última segunda-feira (25), retorno às negociações de livre mercado que estavam paradas desde 2021. Ainda, com o México, a parceria resultou na soma de corrente de comércio que chegou a US$ 13,6 bilhões no ano passado.
Além do vice-presidente, os ministros do Planejamento e da Agricultura, Simone Tebet e Carlos Fávaro, também estarão presentes para a reunião no México, e também representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Paulo Pinto/Agência Brasil