

A Petrobras reduziu o preço do diesel nesta sexta-feira (18), o valor do combustível está sendo vendido a R$ 0,12 o litro para as distribuidoras. Apesar de duas quedas no mês, a gasolina manteve o mesmo valor.
Segundo especialistas ouvidos pela CNN Brasil, a Petrobras vem tomando essa atitude para “abrasileirar” os valores e não repassar os impactos da volatilidade do petróleo. O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura pontuou que, apesar da tentativa da estatal, o movimento não é transparente.
Essa nova política de preços, que a Petrobras chama de ‘abrasileiramento dos preços’, não traz ao final do dia nenhum tipo de transparência ou previsibilidade tanto para o aumento quanto para a diminuição do preço. A queda tem sido feita de maneira acelerada em linha com a queda no exterior; alta não […] cria uma artificialidade de preços no mercado”, disse.
Amance Boutin, especialista em combustíveis da Argus, também foi ouvido e ponderou que, após ouvir agentes do mercado, o atual preço da gasolina parece ser “razoável”. Além disso, destacou que a safra da cana-de-açúcar pode contribuir para uma maior disponibilidade de etanol no mercado, o que derrubaria o preço dos combustíveis.
Reprodução